terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Mangá: Pandora Hearts - Jun Mochizuki

Fonte: Acervo pessoal.
Oi, pessoal!

Depois de alguns dias sem postar resenha escrita aqui no blog, cá estou de volta para falar de um dos mangás mais esperados por mim este ano: Pandora Hearts, de Jun Mochizuki. É um mangá shounen, que foi publicado no Japão pela Square Enix enre 2006 e 2015, tendo sido finalizado em 24 volumes. Já no Brasil o título está sendo publicado pela Panini. Eu já falei rapidamente sobre esse mangá e o mostrei no vídeo sobre Mangás que estou lendo (parte 1 - Panini). Se ainda não viu o vídeo, clique aqui.

Eu assisti o anime há alguns anos e fiquei curiosa para saber como terminava a história, pois o anime não tem um final. Na época eu só conseguia ler os mangás através de sites de fãs que traduziam os scans (páginas escaneadas) das publicações em inglês ou espanhol. Mas depois de um tempo, o único site  que traduzia Pandora Hearts parou as traduções e eu tive que ler em inglês. Só que eu não tenho muito conhecimento da língua e acabei desistindo. Então esse ano a Panini me surpreende com o anúncio da publicação de Pandora Hearts e eu precisei comprar.
Sinopse: Oz Vessalius fez 15 anos e está para participar da sua cerimônia de maioridade numa das maiores mansões da sua família. Enquanto exploram a mansão na tarde antes da cerimônia, Oz, sua irmã Ada e seu amigo Gilbert encontram uma lápide com um relógio pendurado. Oz parece ser o único a ouvir uma bela e triste melodia vindo do relógio e, por um breve instante, tem a visão de uma estranha garota numa sala de brinquedos.
Já durante a cerimônia, algo dá errado e a mansão é invadida pelos emissários do Abyss (ou abismo) - uma espécie de prisão, uma distorção no tempo e espaço, para onde criminosos são enviados. Segundo estes emissários, Oz é acusado de um único crime: ter nascido. E então o jogam no Abyss. Lá o jovem encontra criaturas monstruosas que se alimentam de almas humanas, chamadas chains (ou correntes). Quem o salva é uma garota chamada Alice e eles fazem um pacto a fim de tentarem juntos fugir do Abyss.
A história é bem interessante e tem vários mistérios que vão se apresentando logo no início: 

  • Tem vários personagens que vão se juntando a Oz e Alice em sua jornada, cada um com seus próprios segredos, como Sharon Ransworth, Xerxes Break e Raven. Eles ajudam Oz, mas parecem ter seus próprios motivos obscuros.
  • A existência do Abyss e as chains são outro mistério e parecem estar ligados à Alice de alguma forma.
  • Também não é revelado o real motivo pelo qual Oz foi enviado ao Abyss. Por que a existência dele é um crime?

 E isso tudo só no 1º volume!

Essa é uma história cheia de ação e personagens cativantes, mas que no começo pode não agradar muito pela grande quantidade de perguntas sem resposta. No meu caso o excesso de mistérios só me fez querer ler mais para tentar desvendar as respostas. Mas, ao contrário do que possa parecer no início, Pandora Hearts não tem uma narrativa constantemente tensa e dramática (apesar de ter muito disso) , também tem muitas cenas divertidas e cada personagem tem sua excentricidade, que dão o alívio cômico à história.

O primeiro volume já te dá muita coisa para absorver de uma vez, não só em relação à história, mas me refiro também às ilustrações. Os personagens são bem desenhados, com traços suaves e detalhistas, além de rostos e olhos muito expressivos. Em muitas cenas suas expressões dizem mais do que suas falas. Além disso, toda a narrativa tem um tom mais sombrio, tanto no anime como no mangá.

Em relação ao anime, ele foi bem fiel ao mangá, pelo menos até a parte que eu li. Com uma melhoria que é a trilha sonora, linda e que casa perfeitamente com a história. Uma das músicas mais bonitas é a que o Oz escuta quando encontra o relógio na lápide e que permeia toda a história no anime.


Essa é uma história com a qual consegui me envolver por completo e vou acompanhar avidamente até o final. Recomendo!

E aí? Alguém já leu ou ouviu falar desse mangá? Conhece o anime? Não conhece, mas ficou interessado? Deixe seu comentário!

Boas leituras e até a próxima!
^-^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não Gostou? Tem uma opinião diferente?
Deixe seu comentário! Aqui é seu espaço.

PS: Se for comentar como anônimo, por favor, coloque seu nome no final do comentário. :)